Um início precoce
Masutatsu (Mas) Oyama nasceu Yong I-Choi no 27 de julho de 1923, em uma vila não muito longe de Gunsan no sul da Coréia. Em uma idade relativamente jovem, ele foi enviado para a Manchúria, no sul da China, a viver na fazenda de sua irmã. Em nove anos de idade, ele começou a estudar a forma do sul da China de Kempo chamado Dezoito mãos de um Sr. Yi, que era na época trabalhando na fazenda.Quando Oyama retornou a Coréia, com a idade de 12 anos, ele continuou seu treinamento em coreano Kempo.
Em 1938, com a idade de 15 anos, ele viajou ao Japão para treinar como um aviador, ser como o seu herói do momento, o piloto da Coreia do primeiro lutador. Sobrevivência por conta própria em que a idade mostrou-se mais difícil do que ele pensava, especialmente como um coreano no Japão, e da formação aviadora caiu no esquecimento.
Gichin Funakoshi
Ele fez no entanto continuar a treinar artes marciais, participando de judô e boxe, e um dia ele notou alguma formação aos alunos em Karate de Okinawa. Este lhe interessava muito e ele foi treinar no dojo de Gichin Funakoshi na Universidade Takushoku, onde aprendeu o que é hoje conhecido como home pages CyberDojo.
Seu progresso foi tal que o treinamento com a idade de 17 ele já era um segundo dan , e pelo tempo que ele entrou para o Exército Imperial Japonês em 20, ele foi quarto dan . Nesse ponto, ele também teve um interesse sério no judô, e seu progresso lá não era menos surpreendente. No momento em que ele tinha parado de treinamento em judô.
Assim Nei Chu
A derrota do Japão e da indignidade posterior de ocupação quase provou ser demais para Mas Oyama, que quase se desesperou. Felizmente para todos nós, So Nei Chu entrou na sua vida naquele momento. Mestre Então, uma outra vida (a partir de província próprio Oyama) coreano no Japão, foi uma das maiores autoridades em Goju Ryu no Japão na época. Ele era famoso por tanto a sua força física e espiritual. Foi ele quem incentivou Mas Oyama a dedicar sua vida ao Caminho Marcial. Foi ele também que sugeriu que Oyama deve recuar longe do resto do mundo por 3 anos, enquanto treinando sua mente e corpo.
Formação Montanha
Quando ele tinha 23 anos, Mas Oyama conheceu Eiji Yoshikawa, o autor do romance Musashi , que foi baseado na vida e as façanhas do Samurai mais famoso do Japão. Tanto o romance quanto o autor ajudou a ensinar Mas Oyama sobre o Samurai Bushido código e que isso significava. Nesse mesmo ano, Oyama foi para o Monte. Minobu na Prefeitura de Chiba, onde Musashi desenvolveu o seu estilo de Nito-Ryu de swordfighting. Oyama achou que este seria um lugar apropriado para começar os rigores do treinamento que ele havia planejado para si. Entre as coisas que ele teve com ele foi uma cópia do livro de Yoshikawa do. Um estudante chamado Yashiro também veio com ele.
A relativa solidão foi fortemente sentida, e após 6 meses, Yashiro fugiu secretamente durante a noite.Tornou-se ainda mais difícil para Oyama, que queria mais do que nunca para retornar para a civilização.Assim Nei Chu escreveu-lhe que ele deveria raspar uma sobrancelha, a fim de se livrar do impulso.Certamente ele não queria que ninguém a vê-lo de que maneira! Esta e outras palavras mais tocantes convencido Oyama para continuar, e ele resolveu se tornar o mais poderoso karate-ka no Japão.
Logo no entanto, seu patrocinador lhe informou que ele não era mais capaz de apoiá-lo e assim, após quatorze meses, ele teve que acabar com sua solidão.
Poucos meses depois, em 1947, Mas Oyama venceu a secção de karate do primeiro Japonês Nacional Artes Marciais Campeonato após a Segunda Guerra Mundial. No entanto, ele ainda se sentia vazio por não ter completado os três anos de solidão. Ele, então, decidiu dedicar sua vida completamente ao karatê-do. Então ele começou novamente, desta vez no Monte. Kiyozumi, também em Chiba Prefecture. Este site que ele escolheu para seu ambiente espiritualmente edificante.
Desta vez, a sua formação era fanático - 12 horas por dia todos os dias, sem dias de descanso, ficar sob cachoeiras (frio) bofetadas, quebrando pedras de rio com as mãos, usando árvores como makiwara , pulando rapidamente crescentes centenas de linho plantas de vezes por dia. Cada dia também incluiu um período de estudo dos clássicos anciãos sobre as artes marciais, zen e filosofia.
Após dezoito meses desceu totalmente confiante de si mesmo, e capaz de assumir o controle de sua vida. Nunca mais ele iria ser tão fortemente influenciado pela sua sociedade ao seu redor. (Embora seja provavelmente seguro dizer que suas circunstâncias eram também provavelmente nunca mais tão traumático!)
Touros, Challengers, eo Godhand
Em 1950, Sosai (o fundador) Mas Oyama começou a testar (e demonstrar) o seu poder por touros de lide. Ao todo, ele lutou 52 touros, dos quais três foram mortos instantaneamente, e 49 tiveram seus chifres retirado com golpes de faca de mão. Isso não quer dizer que era tudo tão fácil para ele. Oyama gostava de lembrar que sua primeira tentativa apenas resultou em um touro bravo. Em 1957, com a idade de 34, ele quase foi morto no México, quando um touro teve alguns de seus próprias costas e ferido ele. Oyama de alguma forma conseguiu puxar o touro fora e quebrar seu chifre. Ele estava de cama por 6 meses, enquanto ele recoverd da ferida geralmente fatal. Hoje é claro, os grupos de direitos animais teria algo a dizer sobre essas manifestações, apesar do fato de que os animais já estavam todos destinados para o abate.
Em 1952, ele viajou os Estados Unidos por um ano, demonstrando o seu karate ao vivo e em televison nacional. Durante os anos seguintes, ele levou todos os concorrentes, resultando em brigas com 270 pessoas diferentes. A grande maioria destes foram derrotados com um soco! nunca A luta durou mais de três minutos, e mais raramente duravam mais que alguns segundos. Seu princípio de luta era simples - se ele chegou até você, era isso.
Se ele bater em você, você quebrou. Se você bloqueou um soco costela, que o braço estava quebrado ou deslocado. Se você não bloquear, sua costela foi quebrada. Ele ficou conhecido como o Godhand , uma manifestação viva da máxima de que os guerreiros japoneses Ichi Geki, Hissatsu ou "greve One, uma morte certa".Para ele, este era o verdadeiro objetivo da técnica de karatê. O sapateado e técnicas complexas eram secundários (embora ele também era conhecido pelo poder de seus pontapés na cabeça).
Foi durante uma de suas visitas aos Estados Unidos que Mas Oyama conheceu Jacques Sandulescu, um romeno grande (190 cm e 190 kg de músculo) que tinham sido feitos prisioneiros pelo Exército Vermelho em 16 anos de idade, e enviado para o carvão minas como um trabalhador escravo por dois anos. Eles rapidamente se tornaram amigos e assim permaneceu durante o resto da vida Oyama, e Jacques ainda treina e atua como assessor da IKO (1) até hoje. Você pode ler uma breve biografia de sua neste site ou ler sua autobiografia em https://donbas.com .
Oyama Dojo
Em 1953, Mas Oyama abriu seu "Dojo" em primeiro lugar, um monte de grama em Mejiro em Tóquio. Em 1956, o primeiro Dojo real foi aberto em um estúdio de balé ex trás Rikkyo University, a 500 metros do local do atual japonês honbu dojo (sede). Em 1957 havia 700 membros, apesar da taxa de abandono elevada devido à dureza do treinamento.
Praticantes de outros estilos veio treinar aqui também, para o kumite jis-sen (luta de contato total). Um dos instrutores originais, Kenji Kato, disse que eles iriam observar aqueles de outros estilos, e adoptar técnicas de que "seria bom em uma luta real". Foi assim que o karate Mas Oyama evoluiu. Ele tomou todas as técnicas de artes marciais, e não restringir-se ao karatê sozinho.
Os membros Oyama Dojo teve seu kumite sério, vê-lo primariamente como uma arte de combate, de modo que espera-se bater e ser batido. Com poucas restrições, atacando a cabeça era comum, geralmente com a base da palma ou toalha enrolada-dedos. Grabs, mantas, e ataques virilha também eram comuns. Rounds de kumite continuaria até uma pessoa alto admitiu a derrota. As lesões ocorreram em uma base diária e a gota para fora taxa foi de elevada (acima de 90%). Eles não tinham nenhum funcionário do kimono e usava tudo o que tinha.
Bobby Lowe
Em 1952, Mas Oyama fez uma demonstração no Havaí. Um jovem Bobby Lowe viu e ficou espantado com o poder demonstrado Oyama. Não era como se Bobby Lowe era inexperiente nas artes marciais.Embora ainda muito jovem, suas realizações até à data não eram muito menos do que aqueles de Mas Oyama si mesmo. Seu pai tinha sido um instrutor de Kung Fu, e ele tinha participado em nenhuma arte de combate, ele poderia encontrar. Com a idade de 23 anos, ele foi yondan no judô, nidan em kempo,shodan em aikido, e um boxeador considerado altamente welterweight.
Não demorou muito para que Bobby Lowe se tornou o primeiro Kyokushin uchi deshi ou "estudante live-in" de Mas Oyama. Ele treinou diariamente com Mas Oyama para um anos e meio. Eventualmente, umuchi deshi tempo 's tornou-se "1000 dias para o começo". Estes uchi deshi ficou conhecido comoWakajishi , ou o "Young Lions" de Mas Oyama e apenas alguns das centenas de candidatos foram escolhidos a cada ano para o privilégio do tempo de formação integral sob o mestre.
Em 1957, Bobby Lowe voltou para o Havaí para abrir a primeira escola de Oyama fora do Japão.
O início de Kyokushin
A Sede Mundial atual foram oficialmente inauguradas em Junho de 1964, onde o nome Kyokushin , que significa "verdade final" foi adotado. No mesmo ano, a Organização Internacional de Karate (IKO) foi criado. A partir de então, Kyokushin continuou a se espalhar para mais de 120 países, e os membros registados superior a 10 milhões tornando-se uma das maiores organizações de artes marciais do mundo. Entre os mais conhecidos Kyokushin yudansha (faixas pretas) são Sean Connery (Honorárioshodan ), Dolph Lundgren ( Sandan , o ex-campeão dos pesados do australiano), eo presidente Nelson Mandela da África do Sul (Honorário hachidan ) e, mais recentemente (Junho 1988), o primeiro-ministro australiano, John Howard (Honorário godan ), que foi agraciado com o grau na abertura oficial do Kyokushin Sydney dojo.
O Fim?
Infelizmente, Mas Oyama Sosai morreu, de Akiyoshi Matsui no comando da organização. Isto teve muitas ramificações políticas e econômicas em todo o mundo Kyokushin, que ainda estão sendo resolvidos. No final, o resultado pode muito bem ser uma fragmentação de Kyokushin, bem como Shotokan agora parece ter feito, com cada grupo que reivindica ser o único e somente o verdadeiro herdeiro de Mas Oyama Kyokushin, tanto espiritualmente ou até mesmo financeiramente. Foi mesmo sugerido, não inteiramente em tom de brincadeira, por um escritor Kyokushin na Austrália (Harry Rogers) que talvez Oyama criou o tumulto de propósito, porque ele não queria Kyokushin a sobreviver sem ele! No entanto, é razoavelmente certo que todos os grupos de Kyokushin, independentemente da sua lealdade final, continuará a manter os padrões estabelecidos pela Mas Oyama.
Talvez uma diáspora Kyokushin será uma coisa boa, uma vez que em todas as boas famílias, algumas das crianças, eventualmente, não sair de casa e iniciar suas próprias famílias. Alguns dos grupos dissidentes podem permanecer fiel aos princípios Kyokushin, como Hanshi Steve Arneil na Grã-Bretanha fez em 1991. Muitos outros, como Shigeru Oyama em os EUA, tomaram-lo ainda mais, desenvolvendo seu próprio estilo baseado em Kyokushin.
Hoje, a IKO, chefiada pelo Kancho Matsui Shokei, é a maior organização de karatê do mundo, com mais de doze milhões de membros em 135 países
27 de julho de 1923, nascido no sul da Coréia. Aprende chinês Punho de Chakuriki na terra da Manchúria. Ele tinha 9 anos. 1938 - torna-se aluno do Mestre Gichin Funakoshi de Karate Shotokan.
1946 - entra na montanha para o treinamento.
1947 - torna-se o campeão do Torneio All Japan Karate-do.
Ele estuda Goju-Ryu Karate extensivamente com o Mestre Gogen Yamaguchi, e se torna vice-presidente da organização, segurando grau Dan 9.
1948 - entra na montanha sozinho por 18 meses de treinamento.
1950 - começa a treinar contra os touros vivos, vivendo ao lado do açougue gado. De 47 touros, 4 mortos em instante.
1952 - visita a América para obter instruções e demonstrações de Karate em 32 locais. Tem 7 vezes de partidas reais.
1953 - visita a América, ele luta contra um touro em Chicago, onde ele divide seu chifre por Shuto greve (mão da faca).
1955 - vai toda a América do Sul e da Europa com Bepford Davy, presidente da Chrysler Corp Ele luta jogos mix numerosos.
1956 - começa pequeno Oyama Dojo em um estúdio de balé de idade.
1957 - luta contra um touro na Cidade do México.
1958 - janeiro, publica "O que é o Karate", que se torna um best-seller de 500.000 cópias.
Setembro, convidado pelo FBI em Washington DC para obter instruções e demonstrações de Karate. outubro, convidado pelo Ocidente Academia Ponto Militar para obter instruções e demonstrações de Karate. 1964 - Boxe Tailandês desafia Karate-do, onde Oyama Dojo só aceita. 3 corresponde a 2 vitórias.
1971 - apesar de uma popular série de livros de quadrinhos "Karate Baka ichidai", eo filme "Karate Strongest do Mundo" em 1975, seu nome e do Kyokushin se tornar conhecido em todo Japão.
1975 - Primeiro Mundo helds Kyokushin Kai Karate-do Torneio Open.
26 de abril de 1994. Morre de câncer de pulmão na idade de 70 anos.
|